terça-feira, 15 de abril de 2014

ATORES DE OLIVEIRA

Espetáculo Bobos

Agora quero falar da minha paixão a Companhia Atores de Oliveira que foi criada com o objetivo de desenvolver pesquisas na área de artes cênicas, criando espetáculos inéditos e ajudando a criar referências para o teatro infantil. A partir desta premissa os nossos focos foram se transformando, guiados pela preocupação com a qualidade e a promoção da cultura brasileira para crianças e jovens, criamos um pequeno grupo que tem uma formação inicial de oito atores, hoje já passaram pelos espetáculos dos Atores de Oliveira mais de 100 pessoas entre técnicos e artistas , com pouco mais de cinco anos de atividades. Cerca de 30.000 espectadores já assistiram a espetáculos produzidos pela Companhia.
A Cia. Atores de Oliveira tem no currículo Infanto-juvenil 15 prêmios. “Bobos”, sempre premiado pela sua estética circense. “Só Neguei”, pelas brilhantes atuações em tom nordestino e  “Naiá, Uma lenda Brasileira” , nossa grande conquista , sempre arrebata a tudo e todos por onde passa.
Flávia Oliveira em "Só Neguei"
Como tivemos sempre a vontade de desenvolver a cultura brasileira no palco com qualidade , precisamos nos apoiar em processos sérios e com respaldo acadêmico para fazer o teatro acontecer. Nos apropriamos então da técnica chamada Rasaboxes,  baseada na teoria da rasa apresentada nas escrituras sagradas da arte clássica Indiana e teorias e práticas contemporâneas da psicologia e da neurociência, este método treina atores para trabalhar com estados emocionais específicos, que são a base do relacionamento em cena e que podem servir para a criação de personagens e partituras cênico-corporais.

"Naiá, Uma lenda Brasileira"
Contudo , nosso trabalho segue no teatro agora com riscos maiores , sempre integrando o Rasaboxes, fotografia, e a ocupação de espaços alternativo, neste novo território que é o teatro voltado para temáticas extremamente contemporâneas e absurdas, a apropriação do teatro infantil , nos permitiu alçar novos voos e nos lançarmos as criações performáticas com o público adulto e ocupando esses espaços como forma de expressão e acessibilidade para a arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário